DESENVOLVIMENTO É A NOSSA TRADIÇÃO

06.2017

Traduzido no slogan “desenvolvimento é a nossa tradição”, a nova campanha institucional da CMPC Celulose Riograndense reforça o posicionamento de marca criado por nós e sustentado há mais de 7 anos. Na campanha de 2017, criamos peças que focam na sustentabilidade economico-socio-ambiental presente no DNA da empresa. A campanha é composta por estratégias de brand content, fundamentais para atingir o nosso maior objetivo: tornar ainda mais conhecido o caráter desenvolvimentista da empresa que investiu recentemente mais de 5 bilhões de reais no Rio Grande do Sul. Nosso trabalho iniciou em 2010, logo após a planta industrial de Guaíba da Aracruz ser vendida para o grupo chileno CMPC. A partir desse momento, iniciamos o trabalho de construção de uma nova e importante marca na vida de todos os gaúchos, a Celulose Riograndense. Lá no início, quando a comunidade não entendia muito bem as mudanças, colocamos nosso time na rua e arregaçamos as mangas. Era hora de trabalhar e, principalmente, transformar a Celulose Riograndense em referência no estado. Nosso desafio foi apresentar a marca, desvinculando-a do antigo nome. Ouvir as pessoas, saber sua opinião e entender sua cultura fez parte de nosso projeto de branding para a Celulose (somos tão de casa que falamos só Celulose, fique à vontade também). Desde o primeiro movimento, coordenamos pesquisas quantitativas e qualitativas, que nos ajudaram a nortear o processo de posicionamento de marca que iniciou com o slogan “Crescendo com os gaúchos”. Assim como a essência da Celulose, o tom de comunicação utilizado também foi baseado naquilo que a população mais se importa, quando falamos sobre empresas que se instalam no RS: respeito à cultura e tradição, cuidado com a natureza, geração de empregos e sustentabilidade. As ações sociais não poderiam ficar de fora e a Conjunto colabora para que todos os anos, através do Projeto Educação, mais de 200 mil cadernos escolares e 1 milhão e 500 mil folhas de papel em formato A4 (21cm x 29,7cm) sejam distribuídos para todos os alunos matriculados na rede pública de ensino de 57 municípios que formam a base florestal da empresa. Em 2011, criamos uma nova campanha que reafirmava o compromisso dos acionistas com a comunidade. “Compromisso com o Rio Grande é a nossa marca”, marcou uma fase em que a empresa anunciou a sua ampliação, intitulado como o maior investimento privado do Estado até então. Nela, foram apresentadas as suas ações sustentáveis, seus programas sociais e suas fontes renováveis para o meio ambiente. Sabe o que é melhor? Após o sucesso do início das operações da Guaíba2, em 2015, a Celulose entrou em uma nova fase: mostrando que evoluir sempre é possível.